O adolescente infracional em busca de uma segunda chance e a intervenção do assistente social nas medidas sócioeducativas.
Resumo
A violência principalmente na fase da adolescência tem aumentado a cada dia em nossa sociedade, portanto faz se necessário saber a origem do comportamento do adolescente que apresenta conflitos com a lei, estudando seu âmbito familiar e social e todos os possíveis envolvimentos com esse adolescente. O presente artigo vem de encontro á necessidade de reconhecer os problemas sócias relacionados à questão dos adolescentes que comente atos infracional. Buscando detectar a origem da violência, levando as famílias desses adolescentes, um pouco de entendimento e compreensão ajudando-o passar por essa fase tão conturbada, é importante ficar atento ao meio que esse jovem está inserido para compreendê-los. A criminalidade entre esses jovens esta propriamente ligada aos problemas sociais, econômicos e a falta de estrutura do estado para aplicar as medidas sócioeducativas implícitas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Denota-se que o adolescente infrator por ser uma pessoa em desenvolvimento, está em processo de socialização, e que o Estado lhe de condições, para proporcionar a ele uma formação saudável e satisfatória, visando seu bem estar, juntamente com a intervenção do assistente social, com o objetivo de acentuar a realidade atual das medidas sócioeducativas.
1- Introdução
Observa se que a cada dia aumenta o índice de violência entre os adolescentes, e isso vem causando pânico na sociedade. Há uma necessidade de intervir para tentar modificar esse quadro. Para se ter uma visão ampla do que ocorre no convívio desse adolescente e tentar auxiliar e buscar compreender a origem do comportamento agressivo. Ir à busca das complexidades da vida desse adolescente que desencadeou esse comportamento e levou a cometer ato infracionario. O Objetivo principal é de orientar os socioeducadores á ter mais compreensão com esse