O administrador lider
Faculdade de Administração e Finanças – FAF
Resenha crítica ao artigo "Especial Liderança: o administrador-líder"
Resumo, Análise crítica e Exemplificação
Disciplina: Gestão de Recursos Humanos
Professor: Marcus Brauer
Turno: Manhã
Aluna:
______________________________
Tayná Thomé Pinto de Souza
Matr.: 201310015211
______________________________
JUNHO/2015
O administrador - líder Resumo
O artigo Especial liderança: o administrador-líder, escrito pelo professor Carlos Osmar Bertero, defende a necessidade de unificar na mesma pessoa o administrador e o líder: "O administrador deve liderar e o líder deve administrar".
Segundo o autor, a liderança surgiu primeiro no ambiente sociopolítico, com líderes carismáticos e ao mesmo tempo autoritários do século XX, a exemplo de Stálin, Hitler, Mao Tse Tung, Lênin, Getúlio Vargas entre outros. A partir destes líderes, surge também a Teoria dos Traços, segundo a qual o líder é conceituado como pessoas dotadas de características excepcionais que as coloquem acima dos liderados. Os liderados estabelecem com o líder uma relação de confiança, levados pelo entusiasmo e pela inspiração que o líder transmite com seu perfil peculiar.
Se a liderança tomou contar dos líderes políticos, no âmbito empresarial ainda valorizava-se a meritocracia e a competência dos administradores. Tratava-se de um universo conservador e racional, onde o carisma do líder, apoiado pela emoção, não era indicativo de sucesso. As empresas não precisavam ser lideradas, mas racionalmente administradas.
Professor Carlos Osmar explica que a liderança reaparece na administração na década de 80, quando foi estabelecida a dicotomia liderança e administração pelo professor de Havard John Kotter. Segundo ela, somente o administrador-líder poderia elevar e manter as empresas em um nível de excelência. Esse movimento foi interpretado pelo autor de duas maneiras.
A primeira relata a