O aconselhamento na terceira idade segundo a perspectiva de rollo may
É salutar apreender algumas informações acerca do autor antes de delinear quaisquer esclarecimentos acerca do tema em relevo.
Rollo May, nascido no dia 21 de abril de 1909, na cidade estadunidense de Ada, estado de Ohio, foi um psicólogo existencialista famoso por seu livro "Love and Will" (“Amor e Vontade”), lançado em 1969.
Ainda que com frequência seja associado à psicologia humanista, diferencia-se de outros psicólogos humanistas como Maslow ou Rogers ao utilizar na psicologia conceitos filosóficos presentes na cultura contemporêna, que remontam a Kierkegaard (sobre a angústia) e a Nietzsche (sobre o poder), ligados à condição humana. May era um amigo próximo do teólogo Paul Tillich.
Foi o organizador da clássica obra sobre Psicologia Existencial, que reuniu os principais autores da área. Escreveu também “O Homem à Procura de Si Mesmo”, “A Coragem de Criar”, “Poder e Inocência” e outros livros sobre temas psicológicos e sociais, de um modo acessível aos leigos. Faleceu no dia 22 de outubro de 1994 (Disponível em: . Acesso em 06 jul. 2012). A visão trágica da Europa, de então, acerca da natureza humana impediu-o de aceitar um conceito mecânico de pessoa. Retornando aos Estados Unidos, a psicologia local lhe pareceu "ingênua e simplista". Tanto, que resolveu matricular-se no Seminário Teológico União de Nova Iorque. Aí realizou investigações aprofundadas sobre o significado da desesperação, do suicídio e da angústia, questões estas, um tanto, ignoradas pelos psicólogos de lá. Apostava na possibilidade de com estes estudos pudesse aprender sua contrapartida: o valor, a alegria e a intensidade da vida (1983). No Seminário tornou-se discípulo e grande amigo do teólogo protestante Paul Tillich, ligação esta que enriqueceu a vida, a obra e os escritos de ambos. Os pais de May se divorciaram durante seu curso no União, fato que o obrigou a interromper seus estudos e voltar para