“O acervo de obras raras e jornais da biblioteca pública benedito leite e seu papel de preservador do patrimônio cultural”
2759 palavras
12 páginas
Universidade Federal do MaranhãoCentro de Ciências Sociais
Departamento de Biblioteconomia
Curso Biblioteconomia
Disciplina: MPBCI
Djalda Muniz
Dulce Hirly
“O setor de obras raras e jornais da Biblioteca Pública Benedito Leite e seu papel de preservador da memória Cultural”
São Luís-Ma
2013
Justificativa:
O acervo de obras raras da BPBL, além de ser o maior em obras da memória maranhense, traz uma grande importância cultural. Sendo uma potência do poder publico, a BPBL é a maior fonte de informação da história do Maranhão e é também parte da história dele. Observa-se a priori, que durante o período que se encontrou fechado a BPBL, levantou grandes lamentações acadêmicas, em seus diferentes níveis, que estão tendo que fazer suas pesquisas sem a maior parte do acervo, já que este não está digitalizado e disponibilizado por completo.
Jornais como o “O conciliador” (1° do Maranhão) servem de estudo para monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado e encontra-se nesse grandioso acervo. Com base nestas afirmações, o presente trabalho pretende mostrar o papel de preservador da memória cultural, de fonte de informação primária, bem como toda importância do acervo de obras raras e jornais da BPBL. Entender de que forma o setor de obras raras da BPBL tem contribuído para a formação da memória cultural maranhense, quais são os objetivos dos pesquisadores ao usar este setor, quais são as temáticas mais procurados por eles? São as provocações que tivemos desde o período de estágio em história em que uma de nós estagiou, outra razão para trabalharmos este tema, é que achamos que seria uma boa temática para lograr o mestrado em patrimônio cultural na Universidade Federal do Maranhão. Aproveitamos então a temática, pois acreditamos ser uma ótima oportunidade de pesquisa-la.
Objetivo Geral:
Estudar o Setor de Obras raras da BPPL- Biblioteca Pública Benedito Leite, e o seu acervo como local de preservação da memória cultural do maranhão