O Abrigo E O Ambiente
São vários os exemplos que evidenciam profundo conhecimento do lugar e uma perfeita adaptação a ele, assim como a utilização dos materiais e das técnicas construtivas locais. Estes conhecimentos permeiam totalmente a forma do assentamento.
Após a análise da percepção térmica do meio, será analisado abrigo que também tem influência no equilíbrio térmico entre o homem e o ambiente.
O abrigo será visto a partir de uma série de exemplos da produção cultural do homem.
O Abrigo nas Regiões de Grande Amplitude Termina Diuturna. Clima Quente-seco
No clima quente-seco predomina-se a maior parte dos exemplos de adaptação do abrigo ao meio. Nestas regiões as variáveis do clima que devem ser controladas dizem respeito a insolação elevada, diferenças acentuadas de temperatura entre o dia e a noite, umidade relativa do ar baixa e vento carregado de pó.
Os exemplos selecionados correspondem às produções culturais denominadas pueblos, à cidade sob a terra da província de Honnan, à residência semi-enterrada denominada Sea Ranch. Estes exemplos obtêm, através da forma e localização do assentamento e dos materiais empregados no abrigo, equilíbrio térmico entre o homem e o meio.
Abrigo Pueblos Estados Unidos
Pueblos: são diversos tipos de abrigos em desfiladeiro, planalto ou vaie e a inúmeros grupos tribais e linguísticos que se desenvolveram no Sudoeste dos Estados Unidos a partir do século VI, numa região árida de extremos climáticos, verão quente e seco e noites frias no inverno
São habitações construídas com grossas paredes de barro ou pedra, dispostas em grupos de um modo cuidadoso, compactas, de vários andares, de teto plano horizontal, em escada e amontoadas, esses grupos possuem um caráter aditivo e é através de sua complexa arquitetura comunitária, muito diferente dos abrigos individuais, que expressam uma vida social altamente organizada. Mesmo que a forma varie, o grupo se dispõe sempre ao redor de um espaço aberto, também de forma variável, de