O Aborto cp1 lucy final

3477 palavras 14 páginas
O Aborto
Escola Secundária de Sebastião da Gama

Curso: EFA
Turma: SE-B
Disciplina: CP1

Trabalho realizado por: Andreia Coito

Índice
Introdução 1
O que é o Aborto? 2
Tipos de aborto 3
Métodos de indução do aborto 4
Evitar o aborto 5
Legislação 11
Conclusão 13
Bibliografia 14

Introdução
O presente trabalho aborda alguns assuntos sobre o aborto nomeadamente o que é o aborto, os tipos que existem, os métodos de indução, como evitar e por último a legislação em alguns países.
A escolha deste tema deveu-se à polémica encontrada nos dias de hoje e procurou-se esclarecer um pouco as dúvidas existentes.
O objetivo deste trabalho é a elucidação sobre esta temática embora que superficial e ajude o leitor a criar uma opinião, uma vez que foi tido em conta uma procura de informação atualizada para que se perceba melhor todos os aspectos importantes inerentes a este tema.

O que é o Aborto?
O aborto é a interrupção de uma gravidez, desde que a gestação ainda não tenha chegado às vinte semanas. Ocorrendo fora desse tempo, a interrupção da gravidez antes do seu termo tem o nome de parto prematuro.
Existem dois tipos de abortos: o espontâneo ou natural, e o induzido ou artificial. O aborto espontâneo ocorre quando um feto se perde por causas naturais. De acordo com as estatísticas, entre 10% a 50% das gravidezes acabam num aborto natural, condicionado pela saúde e pela idade da mãe.
O aborto induzido, por sua vez, é aquele que é provocado com o objectivo de eliminar o feto, seja ou não com assistência médica. Calcula-se que, todos os anos, cerca de 46 milhões de mulheres recorrem a esta prática, em todo o mundo. Desse total, cerca de 20 milhões praticam abortos inseguros, sujeitas a pôr a sua vida em risco.
A maioria das legislações nacionais faz a distinção entre duas classes de abortos induzidos: os terapêuticos e os electivos.
Os abortos terapêuticos são justificados pelos médicos para salvar a vida da mulher grávida (se a continuação da gravidez ou o parto

Relacionados