O 18 Brumarios de Luis Bonaparte - Karl Marx
Evelin Gisele Tódero Augusto1
Karl Heinrich Marx nasceu em Tréveris na Alemanha em 5 de maio de 1818 e morreu em Londres, no dia 14 de março de 1883 foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. O trabalho de Karl Marx O 18 de Brumário de Luís Bonaparte em alemão: "Der achtzehnte Brumaire des Louis Bonaparte", escrito entre dezembro de 1851 e março de 1852 , publicado originalmente na revista Die Revolution, parte da análise concreta dos acontecimentos revolucionários na França, entre 1848 e 1851, que levaram ao golpe de estado pelo qual Napoleão III se nomeou imperador, à semelhança de seu tio Napoleão I.
Para começar podemos pensar as seguintes perguntas: Por que o nome “O 18 Brumário de Luís Bonaparte”? Qual seria a intenção de Marx ao dar esse título a obra? Ouso responder talvez equivocadamente, mas Marx provavelmente quiz “brincar”, ironizar o título da obra querendo mostrar que Luís Bonaparte queria imitar seu tio Napoleão, tentando seguir seus passos, onde o tio havia dado um golpe de estado na França no ano de 1799 e esse golpe recebeu o nome de 18 Brumário que seria a época do ano que o golpe foi dado.
O obra se inicia com a seguinte citação “ Hegel observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E se esqueceu-se de acrescentar: a primeira vez com tragédia, a segunda como farsa.” (MARX, p. 203).
Apartir daí podemos perceber que Marx estaria críticando esse golpe, e ele ironiza dizendo “... a segunda edição do Dezoito Brumário.” Como em várias obras dele podemos perceber que o foco central são as lutas de classes socias, pois, com Luís Bonaparte no poder favorecia os burgueses, e as duas famílias dinásticas os Bourbons e os Orléans. E novamente uma