N VEL DE SATISFA O SEXUAL ENTRE TR S GERA ES 3
CURSO DE PSICOLOGIA
PROJETO DE PESQUISA
NÍVEL DE SATISFAÇÃO SEXUAL ENTRE
TRÊS GERAÇÕES
Alunos: Amós Batista, Arlanny Evely, Gabriel Trajano, Giordano Rodrigues, Maria
Eduarda
Orientadora: Dra. Cristiane Galvão Ribeiro
João Pessoa / 2015
JUSTIFICATIVA
O que altera com idade mais avançada em relação à função sexual é o tipo de resposta sexual, que se torna mais lenta e menos intensa, porém não menos prazerosa ou satisfatória, portanto é de extrema relevância mostrar se ocorrem ou não mudanças na perspectiva sexual no decorrer do desenvolvimento humano em ambos os sexos levando em consideração as atitudes e as crenças em relação a vida sexual apesar dos tabus existentes nessa área.
Sexo e Sexualidade
A sexualidade humana é considerada um processo contínuo influenciado por fatores biológicos, fisiológicos, emocionais, sociais e culturais que repercute na vida e na saúde dos indivíduos (Gir e col.,
2000).
Com o passar do tempo, especialmente no século passado, as questões sexuais passaram a ser estudadas e levadas a sério. Freud, Reich, Navarro, Lowen e tantos outros teóricos mostraram a importância de se alcançar uma saúde sexual.
Para os animais irracionais a sexualidade é determinada fundamentalmente pelo instinto com a intenção apenas de reproduzir, entretanto a sexualidade humana não é instintiva, mas fruto de uma construção social manifestada através de padrões culturais historicamente determinados, na sua dinamicidade temporal e diversidade espacial.
(MOTT, 2000)
Satisfação sexual
DeLamater (1991) propõe a definição de satisfação sexual como o grau no qual a atividade sexual de uma pessoa corresponde aos seus ideais. Já
Davidson, Darling, e Norton (1995) consideram que o sentimento de satisfação com a vida sexual está intrinsecamente relacionado com as experiências sexuais passadas do indivíduo, expectativas atuais, e aspirações futuras.
Satisfação sexual e desenvolvimento
As alterações inevitáveis do envelhecimento