N tenho trabalho
De maneira geral, os resíduos domésticos e comerciais coletados no Distrito Sede de Mariana são compostos principalmente por matéria orgânica, em frações variáveis de acordo com o bairro. Segundo a Caracterização Gravimétrica dos Resíduos Sólidos Urbanos de Origem Domiciliar e Comercial do Município de Mariana (PUC-MG, 2011), o resíduo da coleta convencional apresenta uma proporção alta de matéria orgânica (67,2%), seguida por plástico e papel (13,4% e 11,4%, respectivamente) e, por fim, vidro (3,5%) e metal (2,0%).
Além da coleta convencional dos RSU, o município de Mariana possui um programa de coleta seletiva, realizado pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, em parceria com a Prefeitura de Mariana.
No que diz respeito aos resíduos de serviços de saúde, esses são coletados apenas nas clínicas públicas do município de Mariana. Os RSS são coletados pela Empresa de Participação e Locação Ltda. (EMPAR), com a utilização de um automóvel Fiat Fiorino, para posterior armazenamento em local fechado e impermeabilização em área restrita (atrás da Policlínica do Bairro Cabanas). No ano de 2013, o município de Mariana coletou, em média, 2.945 kg de resíduos de serviços de saúde por mês.
O Aterro Sanitário está no meio de uma plantação de eucalipto da Companhia Agrícola Florestal (CAF). Perto dele existem quatro nascentes que estão protegidas em um raio de 50 metros. A medida atende à