N Cleo Resumo
Estrutura: O núcleo é o centro de controle de todas as atividades celulares porque contém, nos cromossomos, todo o genoma (DNA) da célula, exceto apenas o pequeno genoma das mitocôndrias. A forma do núcleo é variável e característica de cada tipo celular, mas, geralmente, apresenta-se como uma estrutura arredondada ou alongada, com 5 a 1 O mm, que se cora pelos corantes básicos e pela hematoxilina. As células apresentam geralmente um núcleo denominado mononuclear, mas também podemos encontrar células com mais núcleos sendo binucleadas ou multinucleadas, se localizado nas regiões central, excêntrica, polar ou basal. Existem dois tipos de núcleos os vesiculosos que possuem uma cromatina dispersa, grande e clara e outro denso que possui uma cromatina condensada, pequena, escura e compacta. Os principais componentes do núcleo são o envoltório nuclear, a cromatina, o nucléolo, a matriz nuclear e o nucleoplasma.
Função: Além de conter a maquinaria molecular para duplicar seu DNA, o núcleo é responsável pela síntese e pelo processamento de todos os tipos de RNA (rRNA, mRNA e tRNA), que são exportados para o citoplasma. Além de ter a função metabólica e a diferenciação celular.
Especializações:
Cromatina: Podem ser identificados dois tipos de cromatina: Heterocromatina e eucromatina. A heterocromatina é inativa porque nela a hélice dupla de DNA está muito compactada, o que impede a transcrição dos genes. Na eucromatina, o filamento de DNA não está condensado e tem condições de transcrever os genes. Portanto, eucromatina significa cromatina ativa, sendo mais abundante nas células que estão produzindo muita proteína. A cromatina é constituída por duplos filamentos helicoidais de DNA associados a proteínas, principalmente histonas, mas contém também proteínas não histônicas. O DNA e as histonas formam os nucleossomos. Cada nucleossomo é constituído por oito moléculas de histonas, sendo um par de cada tipo, que formam um octâmero. As proteínas não histônicas