MÉTODOS E TÉCNICA DE ESTUDO
1. A MEMÓRIA E O SEU DESENVOLVIMENTO
Se pudéssemos sintetizar o que ocorre na mente de uma pessoa, poderíamos utilizar a seguinte expressão: O CÉREBRO CONSTRÓI O MUNDO DE ACORDO COM OS INTERESSES PARTICULARES DO INDIVÍDUO.
Como dominamos tanta informação?
Atualmente, e de maneira genérica, podemos dizer que a mente humana está equipada com dois tipos básicos de memória: memória ativa, também chamada de memória imediata; memória de longo prazo, também chamada de memória remota.
Como funciona a memória:
Nas palavras de Barry Gordon, Chefe da Clínica de Desordens da Memória da Escola de Medicina John Hopkins, “o que consideramos memória são padrões de conexão entre células nervosas”.
Como atingir essa permissão para registro duradouro?
O hipocampo (pequena estrutura bipartida localizada no centro do cérebro) é quem autoriza o registro duradouro das informações.
Atualmente, as pesquisas indicam que duas situações influenciam o veredicto do hipocampo: a informação merecerá esse registro se tiver significado emocional, ou melhor, terá mais possibilidade de registro quando maior a significação emocional da informação; a informação terá maior probabilidade de registro se guardar correlação com algo que já sabemos.
Tendência da memória e causas que podem afetá-la:
A partir de tudo que dissemos, podemos afirmar que o cérebro armazena apenas a informação necessária, a informação que atende ao interesse do indivíduo, para o seu uso, isso porque o cérebro busca tornar o mundo do indivíduo gerenciável.
Assim, o cérebro busca se livrar do refugo da vida cotidiana, do lixo cerebral, focalizando essencialmente aquilo que lhe interessa. 2. DEGRAUS PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA
Quando se pensa em estudo, deve-se pensar no desenvolvimento de todas as faculdades da mente ou no que ele significa no uso criativo, produtivo e adaptativo do raciocínio, da memória, do pensamento e da imaginação.
Podemos apresentar dez