M E Curitibana
Pré-Natal, Parto e Puerpério
O Programa Mãe Curitibana, implantado em março de 1999, tem como propósito a melhoria da qualidade do pré-natal, a garantia do acesso ao parto, com a complexidade e qualidade necessários, a consulta puerperal precoce, com vistas à detecção e manejo das possíveis complicações, bem como o reforço do estímulo ao aleitamento materno.
O objetivo do Programa Mãe Curitibana é humanizar o atendimento, aumentar a segurança e melhorar a qualidade do atendimento às gestantes e crianças de Curitiba.
A soma de esforços institucionais, minimiza riscos e sofrimentos às mães e seus bebês. Como marco inicial do processo, as Unidades de Saúde da SMS acolhem as gestantes, programando o acompanhamento da gravidez e vinculando-as às maternidades de referência para o parto de acordo com o grau de risco. As gestantes e os pais do bebê são convidados a participar de oficinas de preparação ao parto, aleitamento materno, cuidados com o bebê e visitam previamente a maternidade.
O Programa Mãe Curitibana implica na ordenação racional dos fluxos de referência e contra-referência entre serviços existentes no município e na qualificação técnica dos profissionais envolvidos. A abordagem é global, incluindo todas as etapas desde o pré-natal e o parto até a assistência ao recém-nascido, puerpério e planejamento familiar.
A organização e os investimentos previstos resultam em melhoria do acesso e da qualidade, dando a todas as gestantes de Curitiba oportunidade de acompanhamento pré-natal, identificação dos casos de risco, assistência a possíveis complicações e atendimento especializados, quando necessário, durante a gravidez e no parto.
O Agente Comunitário em Saúde (ACS) incorpora-se a esta proposta, monitorando as gestantes de sua área de responsabilidade e prestando as orientações pertinentes.
As maternidades de Curitiba são parceiras imprescindíveis, realizando os partos com a presença do médico obstetra ou do enfermeiro e do pediatra. Com o