M TODOLOGIA
Tipo de estudo
Trata-se de um estudo exploratório de revisão da literatura, com recorte transversal.
De acordo com Gil (2010), as pesquisas exploratórias são desenvolvidas com vistas a proporcionar uma visão geral do problema, característica que possibilita atender ao objetivo deste estudo.
A pesquisa bibliográfica tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Pode-se dizer que estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições. Seu planejamento é, portanto, bastante flexível, de modo que possibilite as considerações dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado (GIL, 2010).
A pesquisa bibliográfica pode, portanto, ser entendida como um processo que envolve as etapas: levantamento bibliográfico preliminar; formulação; elaboração do plano provisório do assunto; busca das fontes; leitura do material; fichamento; organização lógica do assunto; redação do texto (GIL, 2010).
Procedimentos para coleta de dados
A coleta dos dados foi realizada por meio de uma consulta mecânica e informatizada no banco de dados bibliográficos BIREME e incluiu os artigos indexados nas bases de dados Lilacs (Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde), e SciELO (Scientific Eletronic Library Online).
Os descritores utilizados nesta pesquisa foram consultados com o objetivo de utilizar as palavras-chave adequadas para a pesquisa bibliográfica.
Para identificação dos artigos, foram utilizados os descritores no Abong, Cebas, Terceiro Setor, SEBRAE, etc. em referência ao Terceiro Setor. Na etapa subsequente, foram selecionados os artigos de interesse para este estudo, considerando-se como critérios: artigos da área da saúde, ser um trabalho desenvolvido em âmbito nacional; ter sido publicado nos últimos cinco anos; estar disponível na íntegra em português online, abordar no resumo e/ou no título características e/ou aspectos sobre: