M todo de Custeio Vari vel
Variável
Conceito
MÉTODO DO CUSTEIO VARIÁVEL é um método de custeio para fins gerenciais, não sendo admitido seu uso para efeito contábil e fiscal. O método consiste em alocar ao custo de produção do período somente os custos variáveis de produção (normalmente os custos diretos).
É utilizado pelas empresas no auxílio à tomada de decisões, tendo como premissa básica, conhecer qual é a
Margem de Contribuição (Diferença entre Receita e o
Custo variável) que cada produto apresenta para cobrir gastos fixos da empresa e gerar lucro.
Conceito
Custeio variável é o tipo de custeio que considera como custo de produção do período apenas os custos incorridos. Os custos fixos, pelo fato de existirem mesmo que não haja produção, não são considerados como custo de produção e sim como despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do período.
Custos e Despesas Variáveis
São aqueles que variam diretamente com a produção. Os custos variáveis, que são sempre iguais por unidade produzida, podem, a partir de certo volume de produção, aumentar unitariamente.
Custos e Despesas Fixas
São aqueles que não variam diretamente com o volume de produção. Os fixos também podem ser alterados em seu total quando a empresa se aproxima de sua capacidade máxima de produção. Margem de Contribuição
Análise da margem de contribuição é outro instrumento que os gerentes usam para tomar decisões. Do ponto de vista da analise da margem de contribuição, as despesas são classificadas como fixas ou variáveis. Em termos de produtos, a margem de contribuição é a diferença entre o preço de venda e a soma dos custos e despesas variáveis.
Algumas características essências do método de custeio variável
Divisão dos custos em 2 grupos principais: fixos e variáveis: são: Atribuir ao custo final dos produtos somente os custos variáveis, obtendo-se, assim, um custo final variável dos produtos. Gerencialmente, os custos fixos são considerados integramente como