M Todo Alfab Tico
O Método Alfabético é um dos mais antigos sistemas de alfabetização, também conhecido como soletração, tem como princípio que a leitura parte da decoração oral das letras do alfabeto, depois, todas as suas combinações silábicas e em seguida as palavras. A partir daí a criança começa a ler sentenças curtas e vai evoluindo até conhecer histórias. Por este processo, a criança vai soletrando as sílabas até decodificar a palavra.
Dai a importância de se utilizar métodos para este fim, pois, não existe uma receita, algo pronto que seja garantia de sucesso ou que funcione para todos. Para Cagliari (1993) “a alfabetização é, portanto, sem dúvida o momento mais importante na formação escolar”.
É preciso que o educador tenha uma percepção aguçada para usar aquilo que se encaixe bem com seus conteúdos, auxiliando no ensinamento e que traga bons resultados, por que a alfabetização é a base de todo o aprendizado e quando é bem realizada, torna o futuro escolar do aluno bem mais fácil, permitindo que tenha excelentes resultados, mas quando é feita de uma maneira precária e mal estruturada os efeitos podem ser catastróficos, tendo reflexos nocivos nos sonhos escolares das crianças.
MÉTODO ALFABÉTICO
Método este que é um dos mais antigos na alfabetização, que parte da letra isolada para depois juntá-la a outras através das sílabas e tem como ponto de partida a decoração das letras do alfabeto, depois as famílias silábicas e por último as palavras. Em seguida a criança passa a ler palavras curtas e com o tempo vai evoluindo até começar ler pequenos textos. Nesse processo a criança soletra as sílabas até decodificar a palavra, por exemplo, a soletração da palavra mesa que fica assim m+e, me, s+a, sa, mesa. Nesse método é permitida a utilização da cartilha, apesar de não ser o mais indicado pelos Parâmetros Nacionais Curriculares (PCNs), ainda hoje é bastante utilizado por professores na cartilha do ABC e alfabetização doméstica.
Na década de 1970 e início