M sculo Longo Supinador

308 palavras 2 páginas
Músculo Longo Supinador (Musculus brachioradialis) É um músculo longo, que se estende da extremidade inferior do úmero à extremidade inferior do rádio.

Insere-se, em cima, no bordo externo do corpo do úmero, por baixo da goteira de torsão. Daqui, o músculo dirige-se verticalmente para baixo, para se inserir, por um tendão, na base da apófise estiloideia do rádio. Na porção inferior do antebraço, os tendões terminais do longo supinador e do grande palmar, condicionam a formação de uma goteira, no fundo da qual passa a artéria radial.
Na porção inferior do braço, o longo supinador e o primeiro radial externo estão separados do bicípete e do braquial anterior pela goteira externa da prega do cotovelo, onde caminha o nervo radial, o ramo anterior da artéria umeral profunda e a artéria radial anterior.

Músculo Curto Supinador (Musculus supinator) Encontra-se profundamente situado em volta da articulação rádio-cubital superior, estendendo-se do cúbito e, por vezes, do epicôndilo, até ao Rádio.

Insere-se, atrás e em cima, por baixo da pequena cavidade sigmoideia do cúbito, no 1/4 superior do bordo externo do corpo do mesmo osso, no ligamento lateral externo da articulação do cotovelo e, por vezes, no epicôndilo.
Destas diferentes inserções, o músculo alarga-se em leque, contorna o terço superior do rádio e fíxa-se na face externa e anterior do corpo deste osso.
Movimentos
O movimento principal do antebraço é de rotação: a capacidade de girar a palma da mão para cima ou para baixo. A ulna permanece imóvel, enquanto o raio gira em torno dele. Este O movimento de girar a palma da mão para cima é chamado de supinação (gesto de suplicar, pedir, implorar) é o movimento utilizado para girar uma chave de fenda ou rosquear em uma lâmpada.

Bibliografia: Apostila de Miologia do Membro Superior; Anatomia Humana Activa. Fonte: Internet.

Relacionados

  • biomecanica
    9440 palavras | 38 páginas