M Quina De Papel
A máquina de papel é composta das seguintes partes:
Caixa de entrada: equipamento que recebe a massa depurada e distribui uniformemente sobre a mesa plana.
Mesa plana: equipamento composto de uma tela e caixas de vácuo que têm a finalidade de formar a folha de papel e remover parte da água utilizada na diluição da massa; após formada, a folha de papel passa para a prensagem.
Prensas: equipamentos compostos por rolos, entre os quais a folha de papel passa sob pressão, sendo compactada e parte da água é removida. Após a prensagem passa para os secadores.
Secadores: conjunto de rolos aquecidos com a injeção de vapor, sobre os quais passa a folha de papel, removendo a quantidade de água ainda presente e deixando–a nas especificações de umidade. Após a secagem a folha de papel é enrolada na “enroladeira”.
Enroladeira: equipamento composto de braços pneumáticos, aos quais é preso um rolo de diâmetro pequeno, chamado estanga onde é enrolada a folha de papel que está sendo produzido; depois de enrolado, o papel está pronto, porém ainda necessita ser cortado na largura especificada, o que é feito na rebobinadeira.
Rebobinadeira: equipamento composto de rolos e facas e que têm a finalidade de receber o rolo de papel bruto e cortá–lo na largura especificada, sendo cortada uma tira de papel de cada lado do rolo bruto, chamada refile, dando o acabamento final no produto.
Após rebobinado, o papel é pesado, identificado e enviado para a expedição.
Rolos da máquina de papel aquecidos por vapor
Bobinas de papel