M DULO 5 PROJETOS ORGANIZACIONAIS
1356 palavras
6 páginas
24/02/2015Detalhes
V. PROJETOS ORGANIZACIONAIS
V.1. Introdução
Após analisarmos os fundamentos do processo de organização, uma questão se torna fundamental: como adequar os elementos estruturais às condições ambientais e aos objetivos da empresa?
De fato, ao longo dos anos, observase uma grande evolução na visão da estrutura organizacional, que caminha em paralelo ao desenvolvimento das próprias teorias administrativas. Oliveira (2006)1 apresenta uma interessante comparação entre as teorias administrativas e a contribuição que elas deram para a estrutura organizacional:
Período
Teorias da Administração
Administração
Frederick
científica
Taylor
Contribuições para a estrutura organizacional
básico
1903
Redesenhou o processo dos trabalhos e mudou a atitudes dos trabalhadores, melhorando a produtividade
Henry Ford
Início do
Estudou a especialização dos trabalhadores
século XX Henri Fayol
Década
de
1910
Estabeleceu as atividades do processo administrativo
(planejamento, organização, comando, coordenação e controle). Definiu o papel do dirigente.
Consolidou a divisão do trabalho entre as áreas das empresas. Estabeleceu os primórdios da autoridade e da responsabilidade. Consolidou as unidades de comando e de direção.
Analisou
a
questão
da
centralização
e
da
descentralização.
Estruturou a cadeia de comando.
Incentivou o espírito de equipe.
Burocracia
Max Weber
Década
de
1920
Estabeleceu que as empresas que têm normas – ou leis ou políticas – são as mais produtivas.
Consolidou a autoridade formal (baseada nas leis, normas e políticas).
Relações
Elton Mayo
Década
humanas
1930
de
Estabeleceu que a qualidade da supervisão e dos relacionamentos com os empregados melhora a produtividade. A média administração deve otimizar a ligação entre alta e baixa administração.
Os trabalhos em equipes são importantes.
Pensamento
Ludwig
Von
Final da