Louis I Kahn
BOGRAFIA
Louis Kahn nasceu em 1901 na Estônia em uma ilha que ainda pertencia ao Império Russo. Em 1905 ele se mudou junto com sua família para os Estados Unidos devido à guerra entre Japão e Rússia
Devido ao seu talento pela música, pelas artes visuais e por gostar da História da Arquitetura, Kahn foi estudar arquitetura na Universidade da Pensilvânia.
Quatro anos após a sua formação, ele regressou a Europa, onde ficou por um ano. Quando voltou aos Estados Unidos foi trabalhar com Paul Philippe Creat, arquiteto francês da Beaux-Arts, de grande importância nos Estados Unidos. Ele foi um dos mais importantes mentores de Louis Kahn.
Kahn se tornou sócio de George Howe e Oscar Stonorov, com quem projetou inúmeras edificações residenciais.
Louis Kahn lecionou na Escola de Arquitetura da Universidade de Yale, Universidade da Pensilvânia e Universidade de Princeton. O arquiteto também começou a escrever sobre suas ideologias e as expunha em conferências.
Foram por volta dos seus cinquenta anos que houve uma mudança na carreira do arquiteto. Em dez anos ele passou a produzir suas obras e ficou reconhecido internacionalmente.
Louis Kahn foi um dos mais importantes arquitetos do século XX.
LINHA DE PENSAMENTO
A formação de Kahn junto a suas experiências na Europa (no ano decorrente ao que ele se formou) fez com que ele se interessasse pelas ruínas de Carcassonne e os castelos medievais da Escócia. Isto foi crucial na influencia das concepções do arquiteto. *as fotos não são obras dele
Com Paul Cret, seu mentor, o foco era na arquitetura clássica (que o atraia pelo fato de que a volumetria era carregada pela durabilidade, principio Vitruviano de “solidez”). Entretanto, Kahn absorveu isso se voltando às técnicas construtivas e para os efeitos de luz, por exemplo.
- Foi a partir do momento que ele começou a incorporar técnicas milenares com a tecnologia de sua época que sua arquitetura se tonou