L Quidos Corporais Serosos
Cavidades corporais são aquelas que envolvem vários órgãos ( coração, pulmões , órgão abdominais )e são revestidas por membranas serosas. A membrana serosa que recobre órgão consiste na porção visceral da membrana , ao passo que a membrana serosa que reveste a parede corporal é a porção visceral da membrana , ao passo que a membrana serosa que reveste a parede corporal é a porção parietal da membrana. O liquido seroso preenche o espaço entre a porção visceral e porção parietal , atuando como lubrificante entre as membranas da parede corporal e os órgãos.
Liquido seroso possui essa denominação porque sua composição é semelhante ao soro. As cavidades serosas incluem pericárdio, a pleura e o peritônio .Os líquidos serosos normalmente tem aspecto límpido e levemente amarelado, assemelhando-se ao soro.
Liquido Pericárdio
Derrames pericárdicos consistem em um acúmulo de fluidos ao redor do coração. Normalmente, o pericárdio contem menos de 50mL de fluido. O procedimento de remoção do excesso de fluido pericárdico , a pericardiocentese, é perigoso e, portanto , raramente realizado.
O liquido pericárdico normal é amarelo-pálido e límpido. Derrames sanguinolentos ( hemorrágico) podem ser obervados no líquido pericárdico devido a várias causas. Todos os derrames pericárdico são decorrentes de dano ao mesotélio, e não devido a fatores mecânicos. Portanto, derrames pericárdicos praticamente sempre consistem em exsudatos.
Líquido Pleural
Derrames Pleurais ocorrem quando há um acumulo de fluido ao redor dos pulmões. A cavidade pleural normalmente contém menos de 30 mL de fluido. Os fatores que contribuem para a formação e remoção de liquido pleural incluem função de drenagem do sistema linfático e a troca de fluidos de capilares.
Uma toracentese é realizada para remover esse excesso de fluido( acima de 30 mL).
Os derrames pleurais podem ser primários ou podem ser secundários ao acumulo de líquidos peritoneal (ascite).
O liquido