j.k rowlling
Joanne Kathleen Rowling é autora de uma das séries de maior sucesso no mundo: Harry Potter. Seu nome de batismo não possui Kathleen, é apenas uma homenagem feita à avó como nome artístico da escritora; usando-o de forma abreviada como J. K. Rowling. O motivo de inserir o nome da avó foi a necessidade, vista pela editora, em colocar apenas as iniciais da autora com o propósito de que as crianças lessem acreditando que o livro fosse escrito por um homem. A escritora nasceu na cidade de Yate, Inglaterra, em 31 de julho de 1965. Desde criança gostava de escrever, o que influenciou em sua carreira. Seguindo o pedido dos pais cursou Língua e Literatura francesa na Universidade de Exeter; vivendo por um ano na França para concluir sua formação. Trabalhou com investigadora e secretária bilíngüe na Anistia Internacional de Londres. Em 1991 mudou-se para Portugal, onde passou a dar aulas de inglês à noite. Residiu na cidade do Porto por cinco anos. Onde pelas manhãs costumava ir a um café e sentar-se à mesa para escrever.
Casou-se em 1992, e teve sua filha em 1993, batizando-a de Jessica. Quando houve o fim de seu casamento, retornou para o Reino Unido passando a morar em Edimburgo, lugar onde concluiu o primeiro livro da série Harry Potter.
O primeiro livro da saga Harry Potter foi rejeitado por oito editoras antes de ser publicado. O exemplar manuscrito havia sido enviado a diversas editoras, no entanto a editora Bloomsbury, na época ainda pequena e pouco conhecida, aceitou publicar os livros de J. K. O Chamado do Cuco (The Cuckoo’s calling) lançado em 2013 e escrito sob o pseudônimo de Robert Galbraith também foi rejeitado, por ser visto como de um “escritor de primeira viajem”. O Chamado do Cuco trata-se de um romance policial, diferente dos demais livros da autora.
J. K. possui dez títulos do gênero fantasia e ficção publicados no período entre 1997 e 2008 sendo sete com o título de Harry Potter, e três relacionados a história, porém com