j,vh,mhv,
CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO
FÍSICA EXPERIMENTAL II
PROFESSOR: HERON NEVES DE FREITAS TURNO: NOITE
ALUNO: ADALBERTO DA COSTA SILVA MATRÍCULA: 514110030
A PRESSÃO NUM PONTO DE UM LÍQUIDO EM EQUILÍBRIO
Cuité-PB
2014
RESUMO
Neste experimento verifica-se a pressão que atua em um corpo em equilíbrio imerso em um fluído a uma determinada profundidade h, onde a pressão na superfície do fluído, ρ e a densidade volumétrica do fluido e g é aceleração gravitacional. A principio, para que possamos usar esta equação temos que conhecer a densidade do fluido e a pressão em sua superfície.
OBJETIVOS
Conhecer e calibrar um monômetro de tubo aberto, usando o mesmo já calibrado para medir a pressão em pontos de fluído de densidade desconhecida.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
O experimento realizado consiste em apresentar os conceitos físicos na parte da hidrostática. No caso de fluidos imersos em recipientes aberto a pressão na superfície e a pressão atmosférica igual a 1 atm ( cerca de 105 N/m2 ), sendo utilizado o manômetro que é um instrumento de tubo aberto para medir as diferenças de pressão, também chamada de pressão manométrica. Mesmo neste caso, onde a pressão superficial é conhecida, ainda resta conhecer a densidade do fluído com o qual o manômetro opera. Neste experimento vamos usar um manômetro de tubo aberto que opera com uma substancia desconhecida para medir a pressão manométrica no interior de um fluido de densidade também desconhecida. Então e necessário primeiramente determinar a densidade da substancia contida no manômetro, essa etapa faz parte de sua calibração. Uma vez calibrado, podemos usar o manômetro de tubo aberto para medir pressões em qualquer outro