J-unit
Trabalho Prático J-unit
Índice
Conteúdo
Índice 2 Introdução 3 Enquadramento na disciplina 3 Resumo 3 JUnit 4 Desenvolvimentos 5 Utilização do JUnit 5 Casos de Teste 6 Classe “Cliente” 6 Classe cliente modificada: 14 Classe Linha de vendas: 24 Classe Linha de Artigos Modificada: 28 Classe Vendas: 34 Classe Venda modificada: 34 Conclusão 45
Introdução
Enquadramento na disciplina
Este trabalho enquadra-se na disciplina de Engenharia de Software II, do 2º ano do curso de Engenharia Informática, da Escola de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Sendo que a disciplina aborda a área do planeamento e desenvolvimento de Sistemas de Informação para computadores, este trabalho vai assentar no teste e correcção da camada de negócio da aplicação informática.
Resumo
Assim para este trabalho vamos utilizar uma base de dados e uma aplicação informática de gestão de uma entidade bancária.
O trabalho vai consistir em implementar e fazer a correcção da camada de negócio do Sistema Informático de forma a torna-lo mais fiável e robusto. Vamos então utilizar o JUnit para fazer diversos testes na cama de negócio, e caso encontremos erros nos métodos iremos fazer a respectiva correcção dos mesmos. De seguida iremos apresentar os resultados dos testes já com os métodos todos corrigidos e a funcionar correctamente.
Iremos trabalhar com base no NetBeans 6.9.1, uma ferramenta de desenvolvimento multiplataforma, auxiliando programadores a escrever, compilar, debugar e instalar aplicações, e que foi arquitetada em forma de uma estrutura reutilizável que visa simplificar o desenvolvimento e aumentar a produtividade, pois reúne em uma única aplicação todas estas funcionalidades. Totalmente escrita em Java, mas que pode suportar qualquer outra linguagem de programação que desenvolva com Swing, como o C, C++, Ruby e PHP. Também suporta linguagens de marcação como XML e HTML [in Wikipédia].