INTERVENÇÃO DO MERCOSUL NO PARAGUAI E SUA SUSPENSÃO DO BLOCO
RESUMO
Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise das mudanças ocorridas com a suspensão do Paraguai do MERCOSUL e a adesão da Venezuela, calcada nos instrumentos e nas normas que amparam o processo de integração no bloco.
PALAVRAS-CHAVE: MERCOSUL. Integração Regional. Suspensão Paraguaia e Adesão Venezuela.
ABSTRACT
This article has by goal to present an analysis of the occurred changes with the suspension of Paraguay of MERCOSUR and the accession of Venezuela, traced on the instruments and standarts that protect the integration process in the block.
KEYWORDS: MERCOSUR. Regional Integration. Suspension of Paraguay and the accession of Venezuela.
1 INTRODUÇÃO
Ao longo destes últimos 20 anos o MERCOSUL apresentou alguns resultados importantes para a economia dos países que fazem parte do bloco. Desde a sua criação os movimentos de aproximação e tensão podem ser analisados, em maior ou menor medida, como tentativas de negociação entre os Estados que integram o bloco. Pois, integração é elemento fundamental dentro deste contexto fazendo com que isso seja essencial para o fortalecimento do comércio exterior dos países integrantes.
Não obstante, é preciso lembrar que a integração deve ser feita para e em nome dos cidadãos, destinatários finais de qualquer processo de integração. Mas, com o impeachment do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, o MERCOSUL apresentou um novo membro: a Venezuela, e uma série de dúvidas sobre o futuro.
Nesse contexto, merecem atenção os impactos causados pela entrada da Venezuela no Mercosul, país que, desde 2006, figurava como membro em processo de adesão; e a suspensão do Paraguai, em virtude do afastamento do então presidente Fernando Lugo que acelerou este processo e apresentou mudanças para o bloco.
Sabemos que mudanças são exigidas internamente entre os países buscando todos estarem alinhados na busca dos objetivos comuns.