I Reinado
1. Relacione a Revolução do Porto ao processo de independência do Brasil.
R: As Cortes portuguesas queriam o retorno da Família Real a Portugal e a anulação das medidas que garantiam a autonomia política e econômica do Brasil. Com isso, as elites brasileiras se uniram em torno do príncipe regente D. Pedro e promoveram a independência do Brasil.
2. Compare o processo de independência do Brasil com o ocorrido na América espanhola.
R: Na América espanhola, a guerra pela independência foi longa e teve como resultado a fragmentação do território colonial espanhol em diversos países que adotaram o regime republicano. No caso do Brasil, a luta pela independência foi relativamente curta e o país adotou o regime monárquico e conseguiu garantir a unidade territorial.
3. Caracterize do ponto de vista das ideias políticas e da origem social, os grupos que atuavam no cenário político brasileiro nas vésperas da independência.
R: Partido Brasileiro – Formado pelos grandes proprietários rurais, principalmente do eixo Rio- São Paulo-Minas, defendiam inicialmente a ligação com Portugal através de uma monarquia dual. Com a Revolução do Porto, passaram a defender a independência e uma monarquia constitucional. Podemos defini-los como liberais-conservadores. Partido Português- Formado por grandes comerciantes, altos funcionários civis e militares que defendiam a manutenção dos laços com Portugal. Eram absolutistas. Liberais Exaltados – Formados por setores médios urbanos e frações oligárquicas rurais (RS e Nordeste). Defendiam ideias republicanas e alguns eram abolicionistas.
4. Compare a Constituição da Mandioca com a Constituição Outorgada de 1824.
R: O projeto da Constituição da Mandioca procurava limitar os poderes do Imperador que não podia dissolver o Parlamento nem comandar as Forças Armadas. O projeto também vedava ao Imperador assumir o trono de Portugal no caso de morte de D. João VI. A Constituição de 1824 criou o Poder