Hist´rias de guaraoari
836 palavras
4 páginas
CulturCULTURACasa da Cultura - Hoje é um espaço para exposições e também um posto de informações turísticas de Guarapari. O prédio tem mais de 150 anos e já foi sede da Prefeitura, Câmara dos vereadores e cadeia pública. A Casa da Cultura localiza-se na Praça Gerônimo Monteiro, centro de Guarapari.Velha Matriz - Atualmente a igreja é o Museu Sacro de Guarapari, pecas e imagens de santos do século XVII estão expostos no local. A Velha Matriz fica no Morro da Igreja.
Ruínas da Igreja - Ruínas de uma igreja dedicadas à Nossa Senhora da Conceição, que nunca foi inaugurada por ter sido local de incêndio. A torre já serviu como cadeia.Artesanato Rendas de Bilro - A renda de bilro surgiu na Itália, passou pela França e Portugal. Com a colonização portuguesa, esse artesanato chegou e se espalhou pelo Brasil. Em Guarapari as rendas têm posição de destaque e fazem muito sucesso entre os turistas. Algumas rendeiras utilizam bilro feito de cocoquinhos.Artesanato em conchas - Vários tipos de artesanato com conchas são feitos em Guarapari. As artesãs fazem bichinhos, cascatas, grutas com as conchinhas e também colares, pulseiras, prendedores de cabelos, entre outros.Panelas de barro - Os índios utilizam muitos artesanatos feitos de barro, hoje as panelas de barro viraram tradição em Guarapari. As panelas muito usadas para pratos de fruto do mar, e são pintadas com raízes de mangue. Em Guarapari, as paneleiras colocam seu artesanato a venda ao longo da Rodovia do Sol , ou no centro da cidade, na Praça de Artesanato.
Vime e Taquara - Esteiras, tapetes, cestos, peneiras, abajures e até cortinas de vime e taquara são tradicionais em Guarapari. Eles podem ser encontrados na Praça de Artesanato ou no calçadão da Praia das Castanheiras.
Em coco- Botões, prendedores de cabelo, brincos, colares e broches são feitos da casca de coco lixada. Estes produtos podem ser encontrados na orla das praias ou na Praça de Artesanato.
Entalhe em Madeira- No calçadão da Praia das