H. nana e H. diminuta
1. INTRODUÇÃO
O Hymenolepis nana (H. nana) é um cestódeo encontrado frequentemente em regiões de clima quente que dá origem a parasitose Hymenolepíase que é uma infecção intestinal que também pode ser ocasionada pela Hymenolepis diminuta (H. diminuta), porém a infecção através dela é raramente ocasionada. O H. nana e o H. diminuta pertencem à família Hymenolepidae
A Hymenolepíase ocorre pela ingestão de alimentos contaminados sendo que estudos ainda indicam que esta parasitose pode ocorrer pela ingestão de alguns artrópodes (pulgas,carrapatos,etc) contaminados com o parasita que é ingerido acidentalmente.
Esta parasitose tem alta afinidade por regiões subtropicais, dando preferência à America Latina e Europa Central, no Brasil a parasitose é mais prevalente em estados do sul.
Em relação à modos de contaminação a Hymenolepíase é mais comum em ambientes urbanos como por exemplo: asilos, escolas, presídios e quartéis. Nesses locais a contaminação ocorre devido às condições de higiene que são inadequadas, podendo haver a contaminação de alimentos que serão brevemente consumidos.
A Hymenolepíase é uma infecção geralmente assintomática, porém em crianças é muito mais frequente do que em adultos, pelo fato de que os adultos possuem um grau maior de resistência a qualquer infecção, pois já está com seu sistema imunológico formado, onde nas crianças o sistema imune está em processo de formação tendo maior suscetibilidade á infecções. Nestas pode-se observar manifestações colaterais importantes, ocorrendo casos raros de diarréia e dor abdominal com leve intensidade e que desaparece de maneira espontânea.
Estudos revelam que pelo menos vinte milhões de infecções ocorrem em todo mundo através da H. nana, já na H. diminuta é considerada uma zoonose.
2. ETIOLOGIA E MORFOLOGIA
O H. nana é conhecido popularmente como tênia anã e o seu verme adulto mede cerca de 3 a 5 centímetros, possui genitália masculina e feminina, escólex