G neros musicais e sonoridade construindo uma ferramenta de an lise
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Universidade Federal de Pernambuco
ISSN 2175-215X
v. 10 n.2 dez - 2008
Gêneros musicais e sonoridade: construindo uma ferramenta de análise
Felipe Trotta1
Resumo
Este artigo discute modelos de análise de sonoridade aplicados à música popular.
Parte-se da noçao de que o estudo das interações sociais e midiáticas da música popular são indissociáveis dos elementos sonoros que moldam sua apropriação e circulação social. Assim, uma abordagem sobre o fenômeno musical não deveria prescindir de comentários sobre a sonoridade, incorporando este elemento a um arsenal metodológico propício para o estudo da música e dos gêneros musicais.
Palavras-chave: música popular, gêneros musicais, sonoridade, análise
Abstract
This paper aims to discuss analytical models of popular music concerning the sound. The social experience of the music is held form the interaction between the sounds itself and its context. So, the analysis of popular music cannot deny the sonic element, and this must be included in the analytical tools, dealing with genres in the study of music.
Key-words: popular music, music genres, sound, analysis
Os gêneros musicais e suas fronteiras
O fenômeno comunicativo desencadeado pela música popular é um processo cujo principal ponto de partida é o reconhecimento dos gêneros musicais. Os gêneros instauram um ambiente afetivo, estético e social no qual as redes de comunicação e compartilhamento de símbolos irão operar. De acordo com Simon Frith, são os gêneros que determinam
1 Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, é Doutor em
Comunicação e Cultura pela UFRJ, Mestre em Musicologia pela Uni-Rio. Músico, violonista e arranjador, possui diversos artigos publicados sobre música e mercado musical.
1/12
Ícone v. 10 n.2 – dezembro de 2008
como as formas musicais são apropriadas para construírem sentido e valor, que determinam os vários tipos de julgamento, que determinam a competência das