F
Strahern, Paul. Curie e a radioatividade em 90 minutos- Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000
Credenciais:
Paul Strathern nasceu em Lonfres. Foi professor de filosofia e matemática na Kingston University e é o autor da extremamente bem-sucedida série. Os filósofos em 90 minutos .Escreveu cinco romances (A Season in Abysinia ganhou um Prêmio Somerster Maugham) e também sobre viagens. Paul Strathern trabalhou anteriormente como jornalista freelance, escrevendo para o Observer, o Daily Telegrap e o Irish Timmes. Tem uma filha e mora em Londres.
Resumo:
Curie e a radioatividade em 90 minutos é uma coleção que, através de textos divertidos e informativos, é capaz de saciar a curiosidade de leitores de todas as idades. Curie foi uma das maiores cientistas do século XX, com a descoberta do radio, contribuio demais para o avanço da ciência no tratamento do câncer ,e o entendimento da física nuclear.
Infelismente Curie, pagou um preço muito alto, acabou adquirino leucemia, por causa das suas pesquisas com o radio, e acabou morrendo. Mas antes disso ela ganhou dois prêmios nobel. I seu nome está etrnisado na ciência para sempre.
“Tinha as faces rechonchudas da mãe, cachos macios que trazia presos e lábios grossos, ligeiramente franzidos”(p10)
“Na universidade livre, socialismo, ciência e ceticismo estavam na ordem do dia, e logo Maria perdeu qualquer crença religiosa que lhe restasse.”(p12)
“Tudo isso pode parecer um pouco demais, mas não há duvida de que Maria estudava com afinco durante as longas noites de inverno confinadas pela neve”(p14)
“Educação e ciência eram a religião da terceira republica, e em uma nova Sorbonne estava em construção, com vastos anfiteatros, salões de conferencias e laboratórios modernos e bem equipados”(p19)
“Quando Pierre foi visitar Marie em sua mansarda, ficou imediatamente impressionado por seu estilo de vida simples e independente, que dispensava formalidades como uma chaperone.”(p25)
A vida acadêmica de Marie, é uma