F Sico Quimica
Profº. Msc. Diego Bitencourt
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CLORO ATIVO EM AMOSTRAS COMERCIAIS DE ÁGUA SANITÁRIA
Andressa Emilio
Gustavo Mariano
Marina Rodriguês
Araçatuba
2015
Sumário
2. Objetivos: 4
3. Materiais e Reagentes: 4
4. Procedimento Experimental: 5
5. Resultados e discussão: 5
6. Conclusão: 6
7. Bibliografia: 7
1. Introdução: A água sanitária comercial é uma solução diluída de hipoclorito de sódio (NaOCl), sendo utilizada em processos de desinfecção, esterilização e desodorização de águas industriais, água potável e piscinas, branqueamento de celulose, limpeza de roupas, lavagem de frutas e legumes, produção da água sanitária, para irrigação dentária e outros. Essa solução de hipoclorito de sódio é obtida ao se passar gás cloro por uma solução concentrada de hidróxido de sódio de acordo com a seguinte reação:
2 NaOH + Cl2 → NaOCl + NaCl + H2O Os produtos obtidos a partir dessa reação são o hipoclorito de sódio, havendo também a formação de cloreto de sódio.
Para que uma água Sanitária esteja dentro das normas corretas de fabricação, devem ser usado hipoclorito de sódio ou hipoclorito de cálcio e água. O teor de cloro ativo deve ser de 2,0 a 2,5% p/p durante um prazo de validade de 6 meses. Uma quantidade acima do permitido significa mais quantidade de cloro que pode ser liberado em forma de gás podendo ser absorvido pelo corpo humano através da respiração. A legislação define o intervalo entre 2,0 a 2,5 % p/p para fins de registro. Entretanto, para fins de fiscalização, a ANVISA considera um intervalo de aceitação entre 1,75 e 2,75 % p/p.eto de sódio. De acordo com as normas de fabricação um alvejante (água sanitária) deve ter em sua composição apenas hipoclorito de sódio ou hipoclorito de cálcio e água. Não sendo permitida em sua formulação a adição de outros produtos. Contudo assim como em outros produtos alguns fabricantes acabam fraudando a composição do alvejante adicionando Barrilha (Carbonato de