F sica Experimental I 1 trabalho
Disciplina: Física Experimental I
Profª.: Tarcilene Heleno
Nome: Gilson Gouvea
Luciana Barreto
Taiga Costa
Thais da Silva
Data: 23/03/2015
Turno: Noite
1. Introdução
O movimento retilíneo uniforme é a forma mais simples de deslocamento, visto que os movimentos são ao longo de uma reta, quer seja horizontal (movimento de um carro), quer seja vertical (queda ou lançamento de um objeto). Como tudo ocorre em uma dimensão, pode-se dispensar o tratamento vetorial mais retrucado e tratarmos em termos de grandeza escalares, com o devido cuidado de analisar os sentidos de velocidade e as mudanças de sinais, que são frequentes quando redefinimos o eixo de referência.
O movimento retilíneo e uniforme tem as seguintes características:
•
•
•
velocidade constante, daí o termo uniforme; distâncias iguais são percorridas para o mesmo intervalo de tempo; aceleração nula.
- A velocidade no movimento retilíneo uniforme
Um corpo se encontra em Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), quando percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais, sempre no mesmo sentido, ao longo de uma trajetória retilínea.
Velocidade de um móvel é a razão entre o caminho por ele percorrido e o intervalo de tempo gasto em percorrê-lo.
É fácil concluir que, no MRU, a velocidade do móvel é constante.
- Equação do movimento retilíneo uniforme
Se um móvel leva um intervalo de tempo delta t para percorrer uma distância delta x, em MRU, sua velocidade v será definida pela equação:
∆x = variação de espaço ou descolamento.
∆t = variação de tempo, ou intervalo de tempo.
A figura 9.1 ajudará a esclarecer a significação da letra grega delta, comumente usada para indicar incrementos ou diferenças. O segmento OB representa um trecho da trajetória retilínea descrita por um móvel, com velocidade constante. No instante em que o móvel passou pelo ponto A marcamos o tempo tA.
Quando ele passou pelo ponto B, marcamos o tempo tB. O intervalo de tempo gasto pelo móvel para ir de A até B é dado