F SICA estudo da for a de atrito
Estudo da Força de Atrito
Objetivo: Observar e calcular a força de atrito entre duas superfícies.
Introdução Teórica: O atrito é uma força de contato entre dois corpos e surge quando há movimento em um ou ambos os corpos. É provocado pela aspereza, ou seja, pela rugosidade de superfícies em contato. Quando uma superfície é esfregada na outra, tendem a se interpenetrarem, oferecendo, assim, uma resistência ao movimento relativo.
Materiais: Dinamômetro e bloco de madeira.
Procedimento Experimental:
1. Usando o dinamômetro, determine o peso do corpo de prova:
Peso = 0,89N
2. Coloque o corpo de prova sobre a bancada com a face revestida voltada para baixo. Fixe o dinamômetro em uma de suas argolas e, puxando o dinamômetro, tente manter o corpo com velocidade aproximadamente constante. A leitura do dinamômetro indicará a intensidade da força F.
3. Repita essa operação mais nove vezes e monte uma tabela com esses valores. Determine o valor médio. Como o corpo de prova move-se com velocidade constante, essa força é, em módulo, igual a força de atrito.
4. Determine o coeficiente de atrito dinâmico entre o corpo de prova e a bancada com a fórmula: Sendo FN = peso e Fat = F (tabela)
Fat = µ . FN µ = Fat / FN µ = 1,43 / 0,89 µ = 1,6
O coeficiente de atrito é 1,6 Conclusão: O atrito atua com uma força considerável nos corpos, dificultando a movimentação deles por qualquer superfície, mudando de acordo com o peso e forma de ambos os corpos em deslocamento. Neste caso, tivemos certa dificuldade em deixar a velocidade constante mas ao fazer a média de todas vezes medidas, essa dificuldade foi dissolvida. Isso mostrou o quanto o atrito é relevante.
Bibliografia: http://www.cefetsp.br/edu/okamura/forca_atrito_resumo_teorico.htm
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAqvgAK/relatorio-fisica-1-forca-atrito