F rum educa o na sociedade
1) O que significa para você a expressão “Por uma Sociedade da Informação e do Conhecimento”?
Nós entendemos que é uma sociedade na qual a capacidade humana seja expandida, edificada, alimentada e libertada, dando às pessoas o acesso às ferramentas e tecnologias que elas necessitam, com a educação e treinamento para usá-las de modo eficiente.
E, naturalmente, o sangue que garante a própria vida da Sociedade da Informação é a LIBERDADE. É a liberdade que permite aos cidadãos, onde quer que estejam, se beneficiarem do conhecimento.
2) O papel do governo, do setor privado e da sociedade civil no que se refere a dar forma à sociedade de informação.
O papel do governo, do setor privado e da sociedade civil no que se refere a dar forma à sociedade de informação;
Liberdade de expressão;
Direitos de propriedade intelectual;
Políticas tarifárias das telecomunicações e da Internet;
As TIC (tecnologias da informação e comunicação) e o comércio.
Os Governos são fundamentais para levar os benefícios da sociedade da informação a todos, por meio da elaboração de políticas nacionais e mundiais e de quadros que visem enfrentar com êxito os desafios da sociedade da informação. Na prossecução do interesse público, os governos podem atuar no domínio da sensibilização do público, facilitar o acesso deste à informação e lançar as bases necessárias para que todos os cidadãos se beneficiem das tecnologias da informação e comunicação (TIC), com reflexos numa melhor qualidade de vida, em serviços sociais e no crescimento econômico.
O setor privado também terá um papel ativo, em conjugação com os governos e a sociedade civil, propondo modelos economicamente viáveis para alcançar os objetivos da agenda mundial. A contribuição do setor privado ajudará a criar as condições físicas para assegurar o acesso universal à informação e a serviços de TIC de valor acrescentado (agregado). A sua participação promoverá o crescimento econômico e novas