F for Fake
Cáceres – MT, julho de 2013.
Orson Welles
George Orson Welles nascido em Kenosha, Wisconsin, 6 de maio de 1915 e morreu tm Hollywood, 10 de outubro de 1985, foi um cineasta estadunidense. Foi também roteirista, produtor e ator. Começou sua carreira no teatro, em Nova Iorque, em 1934.
F for Fake é o último grande filme realizado por Orson Welles , que dirigiu, escreveu e atuou no filme. Lançado em 1974, reflete sobre Elmyr de Hory 's relatando sua carreira como profissional falsificador de arte. Elmyr foi um pintor que foi reconhecido como o maior falsificador de quadros do século XX. Especializou-se em copiar obras de artistas famosos como Matisse, Picasso e Modigliani.
O filme mostra que um falsário não pode ser titulado a um mero copiador, nem a mentiroso, pois o que é falso não é apenas a cópia, mas sim o modelo.
O que Welles quer torna evidente é como o jogo com a mentira, tornam-se partes constituintes de um artista moderno.
Welles tece uma mentira em F for Fake, uma história menor (que envolve a atriz Oja, Picasso e Elmyr), uma trapaça com o espectador. Apenas para mostrar como os mesmos são facilmente enganados. Mostrando que o artista é criador de verdade, pois a verdade não tem de ser alcançada, encontrada nem reproduzida, ela deve ser criada.
O que é a “Verdade”?
A definição de verdade é diversificada e dependendo da visão que olhamos obtemos diversos resultados:
-Dicionário Aurélio: Identidade de uma representação com a realidade representada; exatidão, autenticidade: verdade histórica. / O que é certo, verdadeiro: quer saber a verdade. / Princípio certo, constante; axioma: verdade matemática. / Boa-fé; sinceridade: falar com verdade. / Bs-art. Expressão fiel da natureza: retrato de grande verdade. // &151; loc. adv. Em verdade ou na verdade, certamente, seguramente, decerto.
-Filosofia:
A verdade é um valor. A filosofia distingue a verdade como