|Experimento
ALVES, A. H.; CARVALHO, B. V.; TAVARES, I. M.; SILVA, L.; MIRANDA, L. B.; SOUZA, P. H. M.; VILELA, P. M..
Jataí-GO
2014
Comportamento de soja Intacta RR2PRO ™ e soja convencional em relação a lagartas desfolhadoras
ALVES, A. H.; CARVALHO, B. V.; TAVARES, I. M.; SILVA, L.; MIRANDA, L. B.; SOUZA, P. H. M.; VILELA, P. M..
Trabalho apresentado na disciplina de Manejo Integrado de Artrópodes Praga sob orientação pelo professor Fernando Simões Gielfi.
Jataí-GO
2014
Introdução
Entre os principais fatores limitantes da produtividade de grãos da cultura de soja estão os problemas fitossanitários, como a ocorrência de espécies de lagartas desfolhadoras (Anticarsia gemmatalis, Chrysodeixis includens e Spodoptera eridania). As lagartas alimentam-se do limbo e das nervuras foliares, podendo ocasionar desfolhamento de até 100% e redução na produtividade de grãos. A quantificação da densidade populacional deste inseto-praga é de grande importância, para que, baseado nos níveis de controle estabelecidos, seja realizado a tomada de decisão e o manejo adequado.
A principal forma do controle de lagartas desfolhadoras é através do uso de inseticidas, que são compostos químicos que aplicados direto ou indiretamente sobre os insetos, em concentrações adequadas, provocam a sua morte. Outra alternativa é a utilização da ação de inimigos naturais, que promove aumento da competição interespecífica, diminuição da ressurgência de pragas, diminuição da possibilidade de pragas secundárias causarem danos econômicos e, ainda, diminuição das chances de evolução de resistência das populações de pragas aos inseticidas utilizados (Fonseca et al. 2008).
As plantas transgênicas podem ser consideradas como uma tática adicional para o controle de insetos-praga com eficácia semelhante aos