EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO MARKETING
O termo MKT significa comércio, ou o ato de comercializar ou transacionar;
O “estudo do mercado” começou nos EUA na déc. De 50. Os acadêmicos passaram a utilizar a expressão “Marketing” – Market (mercado) com o sufixo ING pois as praticas mercadológicas são constantes.
O marketing era pratico desde os fenícios, onde iam para as feiras, trocar mercadorias (utilizadas como moeda). Pratica conhecida como escambo.
O fato histórico que marcou a evolução do MKT foi o fim da Segunda Guerra Mundial. O avanço da industrialização dez com que a competição entre as empresas e disputas pelos mercados aumentasse.
O consumidor passou a ter uma escolha mais criteriosa priorizando o custo e benefício, por isso, as empresas não podiam mais somente produzir produtos e serviços de qualidade a um custo competitivo.
OBS:
Numa visão mais ampla e atual, Kotabe (2000, p. 30) apresenta o conceito de marketing como:
[...] uma atividade corporativa criativa que envolve o planejamento e a execução da concepção, determinação de preço, promoção e distribuição de idéias, produtos e serviços em uma troca que não apenas satisfaz às necessidades atuais dos consumidores, mas também antecipa e cria suas necessidades futuras com determinado lucro.
A pesquisa, o planejamento e as estratégias passaram a ser fundamentais para as empresas, práticas que devem ser utilizadas de forma continua. Uma organização deve procurar satisfazer as necessidades e desejos de seus clientes enquanto busca alcançar suas próprias metas.
Estágios identificáveis na evolução de marketing:
MKT Doméstico:
Empresas que focam apenas o próprio país. Desenvolvem suas pesquisas visando somente as necessidades e desejos dos consumidores domésticos. Um ponto negativo, pois não se atualizam sobre as mudanças no mercado global e nos produtos melhores que entram no mercado.
MKT de Exportação:
São ações desenvolvidas pelas empresas para satisfazer as necessidades dos