Etapa 4 A Transferência de Calor no Aquário
A Transferência de Calor no Aquário A temperatura da água é um fator tão importante que se não controlada pode desde alterar a concentração das substancias presentes na água como até matar nossos peixes. Por isso, é comum nos depararmos com problemas relacionados à transmissão de calor em nossos aquários. A turma do sul/sudeste sofre por causa do frio e, ao subirmos no mapa os problemas são ocasionados pelas altas temperaturas.
O calor é a energia sendo transferida de um sistema a outro em virtude da diferença de temperaturas entre eles. A Transferência se dá por três mecanismos distintos, sendo eles: Condução, Convecção e Radiação. Condução: é um fenômeno físico de transferência de calor através de sólidos. As moléculas mais quentes transferem calor para as suas vizinhas e assim o calor passa de um ponto para outro somente pelo contato entre elas. É o exemplo clássico da panela ao fogo esquentar o cabo.
Para o caso dos nossos aquários o sólido que transmite o calor ou o frio do ambiente para a água é o vidro, conforme podemos ver na figura abaixo.
Figura 01: Temperatura do ambiente maior do que a do aquário.
No nosso exemplo a temperatura do ambiente (Te) está mais elevada que a do aquário (Ti). Dessa forma o vidro é aquecido e por sua ver aquecerá a água do aquário conforme a indicação do fluxo de calor (q). A rapidez com que o calor é conduzido para o aquário vai depender de fatores, tais como: largura do vidro, diferença de temperatura entre suas extremidades e da condutibilidade térmica do vidro.
Existem materiais que são melhores condutores que outros, tendo uma maior condutibilidade térmica. Esta é inversa a Resistência Térmica, que é a capacidade de não trocar calor que um material tem. De acordo com estas propriedades podemos classificar os materiais em condutores e isolantes. Na tabela abaixo podemos ver alguns exemplos disso.
Tabela 01: Resistência térmica dos materiais
Dessa forma, podemos imaginar algumas maneiras de