E RELACIONAMENTO E REGRAS DA ECONOMIA
Módulo 16 – E-RELACIONAMENTO E AS NOVAS REGRAS DA ECONOMIA
Objetivo:
Ao final desta aula, você estará capacitado a compreender o sentido e a importância do e-relacionamento e das novas regras da economia (ambiente Internet).
Síntese:
As novas regras da economia norteiam tanto nossos pensamentos e nossos atos na busca de uma resposta ideal para os clientes e para a organização, como nos dão condições de identificarmos oportunidades e ameaças.
18.1 O e-relacionamento
Cuidar do relacionamento com os clientes não é uma necessidade recente; são novos alguns meios, para que isso possa ser adequadamente realizado. Com o desenvolvimento de novas tecnologias e a profusão destas em diversos setores da economia, o que se vê, hoje, é uma alteração marcante no modo pelo qual as organizações, de todos os setores e tipos, interagem com seus clientes, seja vendendo-lhes algo, seja informado o lançamento de novos produtos ou serviços, como as dúvidas são sanadas, as modalidades de pagamento, as possibilidades de entrega, dentre outros.
Com o crescimento dos meios e métodos de comunicação com o público-alvo, cresceram também as preocupações com o desenvolvimento das estratégias mercadológicas e a formatação da comunicação desejada. A partir de tal realidade, é possível constatar um movimento articulado que objetiva reorganizar os recursos das organizações em função de seu perfil (missão e visão), em função do perfil dos clientes que atende, considerando que estes possuem necessidades e desejos e, muitas vezes, não podem ser matematicamente explicados, o que faz do planejamento estratégico de Marketing o fundamento, pelo qual se compreendem as variáveis (momentos-verdade e atributos) valorizadas pelos clientes e por quê.
O momento para as organizações é crucial não apenas porque precisam aprender a lidar com novas ferramentas tecnológicas e mercadológicas, mas porque, se não o fizerem rapidamente, podem perder significativa