E OS LIMITES AO DIREITO À CIDADE. RESENHA CRITICA
DEPARTAMENTO DE HISTORIA E GEOGRAFIA.
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIENCIAS EXATAS E NATURAIS.
CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA E BACHARELADO.
DISCIPLINA: GEOGRAFIA URBANA.
E OS LIMITES AO DIREITO À CIDADE.
RESENHA CRITICA
SÃO LUÍS – MA
2014
SUMÁRIO
Introdução 04 resenha 05 conclusão 07
Introdução
A seguinte resenha tem como objetivo expor os pontos principais do artigo “E OS LIMIES AO DIREITO E A CIDADE de autoria de Fernando Lannes Fernandes pesquizador do observatorio de favelas do Rio de Janeiro e do núcleo de Pesquisas sobre Desenvolvimento Socio-Espacial ( NuPeD – UFRJ). O que foi trabalhdo foi o discurso criminalizante, aonde os setores justificam a ordem social desmerecendo a ocupação irregular erroneamente conhecida como “favela” e de outros espaços ocupados na cidade do Rio de Janeiro – RJ.
O presente artigo retrata a exposição feita por Lefebvre, de forma critica a destruição da burguesia à urbanização que agride o direito do cidadão, sendo uma patologia por que era instrumento de modificação do espaço urbano.
Bauman afirma que:
Segundo Lefebvre a cidade foi fragmentada e construído uma convivência forçada, cuja a solução encontradas pelos setores dominantes na tentativa de se isolar ou de isolar os favelados .
O que o autor quer expor é com a destruição da urbanização empreendida pelos setores dominantes cariocas alterou até a estética da cidade um discurso sobre setores populares, discurso criado para segregar, controlar e civilizar.
O objetivo desse artigo é falar sobre a visão equivocada que muitos possuem em relação aos cidadãos que vivem nas favelas.
Nosso país possui um índice de pobreza ainda alto, e isso obriga algumas pessoas a viverem vidas que jamais sonharam ou imaginaríam