E-mail marketing
E-mail Marketing e o SPAM
Diferentemente do spam (mensagens indesejadas), é essencial ao e-mail marketing o consentimento do cliente (também chamado opt-in), que pode ser explícito, quando ele mesmo opta por receber, ou implícito, caracterizado por uma relação evidente entre as partes.
O email marketing também se diferencia do spam por permitir ao destinatário a opção de se descadastrar a qualquer momento da lista de envio pela qual recebeu o email. Utilizações do E-mail Marketing
Seguindo esses princípios éticos, o e-mail marketing pode ser usado na oferta de produtos e serviços, na promoção de itens adicionais e de interesse específico, bem como em campanhas de fidelização, pesquisas de satisfação, cartões comemorativos e de aniversário.
Também é utilizado para envio de informativos periódicos, notícias, artigos e comunicados internos. Na organização de eventos, por exemplo, o marketing por e-mail pode ser aplicado para a distribuição de convites, confirmação de presença e agradecimento de participação. Benefícios do E-mail Marketing
Nesse sentido, as empresas que adotam o e-mail marketing têm uma série de benefícios como :
Proatividade: em vez de esperar o interesse do cliente, a empresa pode encontrá-lo; interatividade: o cliente interage imediatamente com a mensagem; segmentação: é possível direcionar a mensagem por sexo, faixa etária e cidade, por exemplo; personalização: a mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente; mensuração: o retorno da ação realizada é acompanhada em tempo real e custo-benefício.
Diferenças entre Email Marketing e a Mala Direta