e-learning
Definição de e-learning. Vantagens e desvantagens.
Será necessário antes de mais, definir o que se entende por e-learning: é um conceito abrangente e genérico para o vasto domínio da formação com recurso e através das novas tecnologias (Reinmann, 2006). Assim quando aplicado, o termo deverá ser entendido como uma forma de ensino à distância, baseada nas tecnologias de informação e comunicação e realizado através da internet.
A aplicação deste novo sistema de aprendizagem não conhece nos dias de hoje qualquer tipo de fronteira, estando já disponível, mas se calhar não tão implementado quanto desejável, em larga maioria do espaço académico bem como ao nível de organismos públicos e privados. Assim, o e-learning, é já efectivamente uma alternativa válida, às abordagens tradicionais de reciclagem/aprendizagem dos colaboradores e estudantes, possibilitando assim a diminuição dos custos em formações dispendiosas, quer a nível de recursos financeiros quer de tempo útil de trabalho.
O desenvolvimento efectivo de soluções de e-learning ao nível empresarial e académico, trará inegáveis benefícios a empresas e instituições de ensino. Será assim mais fácil conciliar tarefas de índole profissional, pessoal e familiar com a contínua tarefa de aprendizagem e aprofundamento de conhecimentos.
Assim, poderão ser apontadas como vantagens do e-learning, a redução de custos com acções de formação e reciclagem de colaboradores, não ficando assim formadores e formandos dependentes da presença em determinado local físico, com horário rígido e processos de aprendizagem pouco adaptados às necessidades especiais de cada indivíduo. Para as