E-fólio o que aprendi
Questões Éticas e Referências Bibliográficas
Lúcia Amante Alda Pereira
Universidade Aberta
Na realização de trabalhos académicos, especialmente ao nível do ensino superior, existem algumas regras de ética que importa a todos os estudantes respeitar. Assim, na comunidade académica, está instituído que sempre que alguém recorre a um texto de outrem para fundamentar ou explorar um dado ponto de vista, deve sempre indicar de forma explícita a fonte a que recorreu. Quer isto dizer que ao realizar um dado trabalho, o aluno pode consultar bibliografia, seja ela em formato electrónico recorrendo a suportes cd-rom e a pesquisas na internet, ou em suporte papel (livros ou revistas da especialidade), mas deverá sempre indicar no seu trabalho todas as fontes consultadas.
Estas normas de ética académica são cruciais na realização de qualquer trabalho no ensino superior e quando não são respeitadas configuram as designadas situações de plágio1, dando legitimidade ao professor para não considerar válido o trabalho apresentado. É pois importante que o estudante as tenha sempre em consideração.
1
Não nos referimos aqui, naturalmente, às situações do chamado “copianço” de um trabalho ou parte dele, entre colegas, por esse caso configurar um outro tipo de situação de desonestidade intelectual, indigna por parte de um estudante adulto.
1
Módulo de Ambientação Online – Universidade Aberta ________________________________________________________________________________
Quando na realização de um dado trabalho (resposta a uma questão, comentário, crítica, análise de um texto ou situação, etc.) se exprime a ideia de um dado autor mas a ideia é transmitida por palavras próprias não é necessário recorrer a aspas mas deverá sempre ser referido no corpo do texto o autor ou autores (apelido, ou 1º nome e apelido) e a data de edição da