E DUCAÇÃO AMBIENTAL EM RESÍDUOS SÓLIDOS NAS UNIDADES ESCOLARES
SILMARA LOPES DE SOUZA FERREIRA
e ducação ambiental em resíduos sólidos nas unidades escolares
CAMPO NOVO DO PARECIS MT
2014
SILMARA LOPES DE SOUZA FERREIRA
e ducação ambiental em resíduos sólidos nas unidades escolare
Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [ensi de Natureza e Sociedade; Ensino da Matematica na Educação Infantil; Ensino de Arte e Musica; Seminário V e Estágio Curricular Obrigatorio; Gestão.
Prof. Andréia Zompero, Helenara R. Sanpaio, Laura Cava, Raquel Franco.
Tutora eletronica. Jane Bernini
Tutora de sala. Helizandra
CAMPO NOVO DO PARECIS MT
2014
INTRODUÇÃO
No Brasil, a prática do desperdício, associada à cultura e consumo de produtos descartáveis, leva a um aumento excessivo na geração de lixo. No entanto, a forma que esses resíduos vêm sendo coletados e destinados na maioria das cidades, com a inexistência de programas de coleta seletiva, pouco tem sido o seu reaproveitamento. Diante deste contexto, torna-se necessário pesquisar métodos que proporcionem a redução na geração de resíduos e, daquilo que for gerado, a reutilização e a reciclagem, para proceder à sua disposição final somente após o devido tratamento.
De acordo com a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental
(BRASIL, 2003), estimou-se que, no Brasil no ano de 2000, foram geradas cerca de 154 mil toneladas de resíduos de origem comercial e domiciliar.
A geração, a coleta, o tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos urbanos tornaram-se um dos problemas ambientais mais graves dos tempos atuais para as administrações municipais no Brasil. As diretrizes para uma gestão socialmente integrada de resíduos deve contemplar programas que visam a implementação na comunidade nos 3R’s