E-commerce
Leandro Mano,
Resumo
Com o avanço da tecnologia computacional e a popularização da internet alguns aspectos sociais estão em constante mudança, em especial a relação de consumo. Hoje os consumidores podem efetuar transações de compras de mercadorias que se encontram em diversas localidades do globo com um simples acesso a internet e click no mouse. Este trabalho tem como objetivo esclarecer o conceito de e-commerce apontando os conceitos jurídicos relacionados a tal assunto, elevando o conhecimento de consumidores sobre o Código de Defesa do Consumidor que versam sobre compras on-line.
Introdução
Com o crescimento e popularização da rede mundial de computadores, bem como de suas facilidades, o comércio eletrônico, conhecido também como e-commerce, que é a compra/venda de produtos ou serviços através da internet, vem se tornando um dos principais meios de consumo da população mundial, em especial o Brasil, com um crescimento notório tanto no consumo como na prestação de serviços e venda de mercadorias utilizando essa tecnologia.
O trabalho apresenta um estudo que analisa a estrutura da contratação eletrônica, relacionando com conceitos existentes no Código de defesa do Consumidor e uma relação envolvendo o consumidor, fornecedor e produto/serviço.
E-Commerce
Antes do surgimento da era digital, a idéia de estabelecimento de comércio estava limitada a possuir um endereço, de existir fisicamente, mas com o avanço da tecnologia e o surgimento do comércio eletrônico, surgiu um estabelecimento virtual, sem um endereço realmente físico. Para o estabelecimento físico, o ponto comercial, muitas vezes estabelece o sucesso do negócio, enquanto em um estabelecimento real, o que identifica é seu domínio (site) que individualiza o lugar onde o consumidor adquire o produto/serviço.
Considerando que a internet é o meio mais comum e difundido de realização do comércio eletrônico, que tem como características a interatividade e a multiconectividade,