E-commerce
E-Commerce, ou Comércio Eletrônico, ou Comércio Virtual é uma transação comercial como o próprio nome já diz, feita através de equipamentos eletrônicos, mais comumente a partir de tecnologias relacionadas à internet. Pode-se deduzir que essa tecnologia desde que colocada em prática, é o mais novo método de compras e transações, onde empresas estão incorporando, havendo um aumento na economia, tendo como vantagens a exploração desse setor diminuindo custos para as empresas e com preços mais baixos para o consumidor final. Há empresas que iniciam seus trabalhos, ou até mesmo só trabalham pela internet. A partir disso surge novas tendências de compras on-line, vendendo todos os tipos de produtos e serviços, havendo possibilidades de sites de trocas, compras e vendas. Existem diversas modalidades de comércio eletrônico, entre elas o B2B, B2C, C2C, G2C e G2B.
8.1. Histórico do E-Commerce
O mercado comercial teve seu inicio no meio dos anos 80, onde empresas já estudavam e conseguiram a liberação da internet para fins comercias visando a lucratividade. Empresas como a Cisco, 3com e Proteon, foram precursoras para que isso acontece-se, com a fabricação de produtos de redes e a venda direta pelos seus sites. Outro fator que ajudou bastante a possibilidade da expansão do comércio eletrônico foi o uso de recursos com disponibilidade de serviços de diretório, indexação e pesquisa em conjunto com o crescimento exponencial da internet.
Para que possamos entender melhor os conceitos de comercialização eletrônica, é necessário a compreensão das opções de vendas sem o contato direto entre um vendedor e um comprador juntos, substituindo por contatos virtuais, eliminando intermediários na venda de um produto e adequando funcionalidades que atendam a divulgação e o consumo oferecendo qualidade, preço e garantias.
8.2. Porque Investir no E-Commerce
Os negócios de comércio eletrônico, já comprovaram seu sucesso em outros países que tiveram início com a internet