E-commerce/e-business
TRABALHO PARA REPOSIÇÃO DE FALTAS
E-COMMERCE/E-BUSINESS
PROFESSORA:Daiane Tomazeti
ALUNA: Larissa Mendes dos Reis
PRESIDENTE VENCESLAU, JUNHO DE 2008
E-COMMERCE
Quando se fala em e-commerce, a maior parte das pessoas pensa em workaholics a fazerem compras online à última da hora, porque voltaram a esquecer-se do aniversário de alguém.
No entanto, para além das compras na Internet, o e-commerce inclui transações de títulos financeiros, compra e download de software e os negócios B2B, que vieram facilitar as compras das grandes empresas. Espera-se ainda que venham a ser possíveis pequenas transações, na ordem das dezenas ou centenas de escudos, que permitam pagar o acesso a conteúdos, como video-on-demand e jogos online. O e-commerce pode assim ser definido como o conjunto das transações comerciais de produtos e serviços efetuadas através da Internet ou de outros meios digitais.
Portanto, trata-se de um processo equivalente ao comércio tradicional, mas utilizando diferentes meios.
1. QUAL A IMPORTÂNCIA DO E-COMMERCE?
Em termos de nível de desenvolvimento o e-commerce está no seu expoente máximo nos Estados Unidos, dada a forte infraestrutura tecnológica deste país, a cultura consumista e a legislação favorável.
Os bens mais vendidos via Internet, continuam a ser os produtos informáticos, bens de consumo, livros e revistas, música e produtos de entretenimento (CDs, DVDs e cassetes de vídeo).
2. BREVE HISTORIAL DO E-COMMERCE
O conceito de e-commerce é anterior à web, pois em 1970 surgiram o EDI e o
EFT (Electronic Funds Transfer), que através de redes informáticas privadas constituíam formas de efetuar transações intraempresa e interempresas. Durante décadas, grandes empresas, tais como bancos, companhias aéreas, grandes retalhistas e produtores utilizaram estas ferramentas, aumentando significativamente a eficiência dos