E-commerce, E-business, e CRM.
O presente trabalho diz respeito a temas relacionados à Tecnologia da Informação e, especificamente, serão expostos os conceitos de: E-commerce, E-business, e CRM. Considerando tais temas, nosso objetivo é refletir e interpretá-los, analisando os elementos clara e concretamente para que, desta forma, os seus conceitos sejam compreendidos facilmente. A metodologia utilizada foi a pesquisa em sites, na internet, complementada com os conhecimentos, análises e opiniões do grupo.
2 O QUE É E-COMMERCE? Comércio eletrônico ou e-commerce é um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transação comercial que implique a transferência de informação através da Internet. Abrange uma gama de diferentes tipos de negócios, desde sites de retalho destinado a consumidores, a sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços entre organizações. E-commerce é atualmente um dos mais importantes fenômenos da Internet em crescimento. O e-commerce permite que os consumidores transacionem bens e serviços eletronicamente sem barreiras de tempo ou distância. O comércio eletrônico expandiu-se rapidamente nos últimos anos e prevê-se que continue expandir-se com a mesma taxa de crescimento ou mesmo que haja uma aceleração do crescimento. Brevemente as fronteiras entre comércio “convencional” e “eletrônico” tenderão a esbater-se, pois cada vez mais negócios deslocam seções inteiras das suas operações para a Internet.
2.1 TIPOS DE E-COMMERCE OU COMÉRCIO ELETRÔNICO
São vários os possíveis tipos de e-commerce ou comércio eletrônico, são eles:
B2B – Business to Business: Esse tipo de e-commerce consiste na relação de negócios entre empresas (business), não havendo a interação com cliente enquanto pessoa física. Normalmente é feito entre fabricantes/distribuidores e lojas.
B2C – Business to Consumer: Nesse tipo de e-commerce a relação comercial ocorre entre uma empresa (business) e o cliente (consumer). Temos