E-business
Para tratarmos do alinhamento Administração e Estratégia Empresarial, na verdade estamos compilando a conclusão deste livro.
Essencialmente vamos tratar da convergência de três forças motrizes. A primeira, vista no Capítulo 6, é a participação do Capital Intelectual (CI) como parte diferencial para implementação do modelo de Gestão Pela Integração Total – GIT. No gráfico 15.1 ela está representada pela seta 1. A aplicação correta desta força, fará com que a empresa alcance um maior grau de eficiência em seu processo administrativo.
A segunda força motriz, vista na parte III deste livro (capítulos 9, 10, 11, 12, 13 e 14) é o e-Business (eB), um conjunto de ferramentas de Tecnologia e Sistemas de Informação que internamente elevam a integração das áreas funcionais da empresa e externamente integram a empresa com seus fornecedores e sua cadeia de distribuição até o cliente final. No gráfico 15.1 ela está representada pela seta 2. A aplicação correta desta força, fará com que a empresa ao alcançar maior integração interna e externa, torne-se mais eficiente, mais rápida em suas ações e reações e provavelmente mais econômica, fazendo mais (produção) com menos (recursos).
Finalmente, a terceira força motriz é a mudança rumo ao futuro (MRF), que é guiado pela visão de futuro e trilhada através da formulação estratégica, que vimos no capítulo 8, com o modelo da inversão da cadeia de valores do cliente. No gráfico 15.1 ela está representada pela seta 3.
Ao contrário das duas forças anteriores, está força é a resultante da aplicação conjunta do CI e do eB. A aplicação correta destas forças, irá resultar no MRF da empresa.
É necessário destacar no entanto, que a formulação estratégica traça o caminho pelo qual a empresa deve mover-se no eixo Z. A força motriz 3 (MRF), como resultante da aplicação conjunta das forças 1 (CI) e 2 (EB) somente faz a empresa se deslocar