E 3 Determina o do teor de oxig nio no ar
EXPERIMENTO Nº 03 – Determinação do teor de oxigênio no ar
01. OBJETIVOS:
Determinar o teor aproximado de oxigênio no ar.
02. INTRODUÇÃO:
A palha de aço é bem conhecida de todos, pois, frequentemente no dia-a-dia, a usamos ou a vemos ser usada em serviços domésticos na cozinha, na lavagem de pratos, panelas e talheres, bem como na limpeza de pias e vasos sanitários. Porém, se formos mais atentos, veremos que a palha de aço umedecida e exposta ao ar adquire aspecto amarelado, resultado de sua reação com o oxigênio do ar, em um processo chamado de oxidação.
Dessa forma, o experimento tem como finalidade, por meio de reações em ambiente fechado, que consumirá o oxigênio presente nesse ambiente, calcular a porcentagem desse gás presente no ar, pela variação da altura da água que entrará em um vidro. Isso se deve ao fato de que, à medida que o oxigênio é consumido na oxidação da palha de aço, a pressão no interior do vidro diminui e, com isso, a diferença de pressão faz com que mais água seja empurrada para o interior do vidro.
03. MATERIAL:
Este item deverá ser preenchido no relatório.
04. PROCEDIMENTO:
1. Coloque água no béquer de 500 mL (aproximadamente a metade de sua capacidade).
2. Utilizando o béquer de 250 mL, faça uma solução de vinagre diluído 1:1 (mais ou menos uns 100 mL). 3. Em seguida, coloque a metade de uma esponja de aço nesse mesmo copo, movimentando-a rapidamente dentro da solução de vinagre diluído por cerca de 1 minuto.
4. Retire a esponja, agite-a vigorosamente dentro da pia, retirando grande parte do vinagre.
5. Rapidamente, introduza essa esponja no fundo da proveta de 100 mL, com o auxílio de uma bagueta. 6. Vire a proveta de cabeça para baixo, colocando-o no béquer de 500 mL que contém água.
7. Observe e meça com frequência a altura da coluna de água dentro da proveta.
8. Quando a altura não mais variar, em aproximadamente 20 minutos, compare essa altura final com a inicial. Para tanto, iguale os níveis de água dos dois