Doenças infectocontagiosas no ambiente escolar
Aluna: Cristina Racca Rezende 5º período
Nesse trabalho, procuraremos responder as questões abaixo formuladas:
As doenças infectocontagiosas são doenças causadas por quais tipos de agentes ?
Por que o ambiente escolar é favorável a esse contágio ?
Cite exemplos de doenças infectocontagiosas.
Como são transmitidas ?
Como a escola deve atuar para inibir a ação dessas doenças ?
De forma bastante simplificada, podemos definir doenças infectocontagiosas como doenças causadas por diferentes agentes bactérias e vírus(na sua maioria), que podem ser transmitidas diretamente de um ser humano doente para outro. Essa transmissão pode ser feita via fecal-oral, quando o indivíduo entra em contato com as fezes de outro que esteja contaminada por meio dos alimentos ou água; via respiratória, por meio das secreções respiratórias; e ainda pela via sexual.
O ambiente escolar é propício para a transmissão destas doenças devido ao contato direto e frequente entre crianças e adolescentes. Em situações em que as salas de aula têm pouca ventilação e um número grande de alunos, há maior risco de disseminação dessas doenças.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2011 foram registrados no Brasil mais de 19 mil casos de Meningite bacteriana, doença que pode levar à morte. As meningites fazem parte do grupo de doenças classificadas como transmissíveis. Além da meningite, a gripe e a conjuntivite também estão entre as doenças infectocontagiosas mais comuns no ambiente escolar, A disseminação de doenças transmitidas por via respiratória é facilitada por outros fatores além do convívio em ambientes fechados, crianças menores de 5 anos transmitem o vírus influenza [gripe] por até duas semanas, cerca de 35 a 60% das crianças menores de 6 anos apresentam orofaringe colonizada por pneumococo (bactéria causadora de diversas doenças, entre elas a meningite e a pneumonia).
Devido a uma